O Magico de Oz - L. Frank Baum
- Luma Almeida
- 19 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Iniciei a leitura no dia 27/03/2018 e que gracinha de livro. E um livro infantil, mais tanto crianças como adultos podem adorar essa história. Dorothy é órfã e vive com seus tios e o cachorrinho chamado Totó em uma fazendo no Kansas. Em um dia cinzento, como todos os outros dias tristes e monótonos, um ciclone se forma no centro da casa de Dorothy, seus tios conseguem se esconder em um porão que servia para esse tipo de situação, mais Dorothy e Totó não conseguem se esconder e são levados pelo ciclone em uma longa e tediosa viagem pelos ares, para o Mundo Magico de Oz.
Quando ela chega em Oz uma bruxa boa chamada Glinda avisa Dorothy que a casa dela sem querer acaba pousando em cima da bruxa má do Oeste matando-a e assim Dorothy acaba ganhando seus sapatinhos mágicos. Dorothy desnorteada e muito preocupada com seus tios quer encontrar um modo de voltar para o Kansas, mais Glinda não podendo ajudar muito diz que somente o Grande Magico da Cidade das Esmeraldas pode ajudar ela, era só ela seguir o caminho feito de tijolos amarelos. Antes dela seguir sua incrível jornada ela ganha um beijo da bruxa que diz que vai proteger ela de todo mal durante sua estadia em Oz.
Em meio esse caminho ela encontra outros três personagens, O Espantalho, O Leão Covarde e o Lenhador de Lata, eles decidem acompanhar Dorothy até a cidade das esmeraldas porque eles também têm um pedido para ser feito ao Grande Magico. O Espantalho quer miolos, porque assim ele vai se tornar muito inteligente. O Lenhador de lata, quer um coração, assim ele vai voltar a amar. O Leão covarde quer pedir coragem, pois assim ele vai se tornar o Rei destemido de todos os animais.
Daí para frente só aventura bacana, eles passam por cada uma. O autor escreve o livro de uma maneira tão simples e sem violência, sem pesadelos e sem sofrimento, coisas que nos contos de fadas são elementos frequentes. Então o leitor não sente em nenhum momento nada de tristeza e sentimento ruim.
Tudo nesse livro não é só o que aparenta ser, tudo tem um significado e uma ideia em cima de tudo que é lido. São coisas simples, exemplo claro são os amigos de Dorothy, você pode ver os personagens como um simples e comum espantalho, um lenhador de lata e um leão covarde, mais eles representam a inteligência, bondade e coragem e que somo mais do que imaginamos ser e que todos somos subestimados. Existe um mundo com muitas interpretações não só dos personagens mais de vários outros pontos desse livro.
A conclusão da história, a conclusão de cada personagem é fantástica, simplesmente perfeita. Você precisa ler esse livro, sério! O magico de Oz é uma de muitas histórias de Baum, ele escreveu uma serie composta por 14 livros, vou ler ali e já volto.
Comentários